Comunicação eficiente é um dos diferenciais dessa equipe

25 de Janeiro de 2010

Foto -

Saber se comunicar com tranquilidade e convicção, ter boa articulação com as palavras, procurando transmitir uma mensagem de maneira clara, objetiva e envolvente para o público são alguns dos diferenciais competitivos que o mercado procura em um bom profissional. Pensando nisso, a Masterradius convocou o renomado Professor do SENAC, Sr. Valter Souza, para ministrar um curso intensivo de Oratória na empresa, visando estimular essas competências tão necessárias.

 

Durante quatro sábados consecutivos, os representantes de vários setores da Masterradius participaram do treinamento intensivo, foram eles: os líderes, os colaboradores do Administrativo, Comercial, Marketing, Almoxarifado, Laboratório e TI.

 

A oportunidade de fazer parte de um curso de tamanha expressividade, gratuito e in company revelou-se bastante atrativa para os colaboradores que desejam estar em constante atualização, mas por alguma dificuldade de horário ou financeira acabam perdendo a chance de aperfeiçoamento pessoal e profissional.

 

A proposta das aulas foi modificar o comportamento do aluno diante de uma platéia. Tarefa que foi sentida pelos participantes ao longo do curso. O resultado foi tão surpreendente que a Diretoria da empresa prometeu para 2010 o módulo avançado de Oratória.

 

Esse mesmo pensamento é compartilhado por Cristiane Dantas, Assistente Administrativo, o curso mostrou que o importante é ter preparação e certeza daquilo que se pretende falar, o orador tem que atrair a atenção da platéia, assim ele vai conseguindo superar a dificuldade da timidez. "Eu achei que a mudança seria a longo prazo, mas o resultado foi imediato, já após a primeira aula pude notar algumas diferenças no meu comportamento", cita a colaboradora com ar confiante.

 

Para o Técnico Eletrônico, Ernandes Alves. "O curso tem o objetivo de desenvolver bastante o lado pessoal. Muitas vezes, a timidez deixa a pessoa como se fosse inferior, quando na verdade não é, ela é capacitada. Esse curso ajuda a enfrentar o nosso o medo", destaca o colaborador.

 
 

Contudo, a dificuldade de se comunicar com tranqüilidade não é característica exclusiva de setores operacionais ou internos. A Supervisora de Negócios, Vanilda Gomes, afirma que "o medo é bom para que a pessoa pense bastante antes de começar a mensagem", ela destaca que tem certa facilidade em lidar com o cliente, vender o produto e expor suas qualidades porque há uma profunda preparação prévia antes do contato. Já quando necessita expor algo para os colegas de profissão, Vanilda Gomes confessa que se sente um pouco mais tensa. "Na empresa, você se cobra muito, pensando na avaliação dos colegas e Diretores, o que lhe deixa um pouco insegura. Com o curso de Oratória estou conseguindo ver essas dificuldades com mais clareza e percebendo o que eu preciso trabalhar para melhorar minhas fragilidades."

 

Para a Masterradius é muito importante o investimento no colaborador, pois seu aprendizado reflete na qualidade do atendimento ao público e garante um clima organizacional agradável, sem falhas de comunicação, afinal a empresa é sinônimo de comunicação sem barreiras.